Oficinas produzem diferentes artes na Fligê

A Fligê também é espaço de produção artística e literária. Por meio de oficinas realizadas sexta e sábado, moradores e visitantes tiveram a oportunidade de criar xilogravuras e produzir um livro. As oficinas foram dadas pelo artista plástico Silvio Jessé, em seu ateliê, e pelo Coletivo Sociedade da Prensa.

A oficina Arte de Gravar ensina a produção xilográfica. Silvio Jessé explica aos participantes, que em sua maioria são crianças, a história da xilogravura e a importância dessa arte para o Nordeste. “A xilogravura é usada na produção de cordel”, conta ele. No curso, a escolha do desenho é livre e quem participa tem a oportunidade de copiar o desenho, para em seguida talhar com estilete, e, depois, gravar em uma folha. Além disso, Jessé explica algumas técnicas de desenho, como a perspectiva.

Tales Martins e Nicolly Portela têm 14 anos e são moradores de Mucugê. Eles contam que ficaram sabendo da oficina na escola e, ao fazerem, “aprenderam a história da xilogravura”. Martins desenhou a paisagem do sertão, com cactos e o sol brilhando, usou a perspectiva que Jessé ensinou.

Já em Edtóra-se, a oficina dada pelo Coletivo Sociedade da Prensa, com os representantes Flávio Oliveira, Tiago Ribeiro e Laura Castro. Eles possuem um selo chamado Edtóra, pois, segundo eles, o livro é produzido “na tora”, “em um processo artesanal e independente”. Para a oficina da Fligê, o coletivo levou textos de Conceição Evaristo para que cada pessoa escolhesse trechos e interpretasse. Quem esteve os dois dias na oficina, pode ver todo o processo de produção editorial e de construção do livro Revolto, que une vários conceitos, como revolta, resistência e memória.

Por ter uma maior proximidade com a leitura e a escrita, Marcelly Carvalho escolheu fazer a oficina de Edtóra-se, como “um modo de se expressar e adquirir conhecimentos”. Foi isso o que ela pôde fazer na oficina, com a leitura dos textos de Conceição Evaristo: a produção textual e a concepção editorial independente do livro.

Além das oficinas realizadas pela Fligê, a Secretaria Estadual de Educação promoveu oficinas no espaço Ateliê das Artes.

Texto: Victória Lôbo | Fotos: Lari Carinhanha


Galeria de Fotos