Do Encanto

Mucugê possui a atmosfera típica do interior, ótima para quem quer paz e sossego. Mas também tem opções para quem vai à Chapada com o espírito de desbravador e prefere se aventurar entre trilhas e passeios mata a dentro! Confira algumas atrações:

Cemitério de Santa Isabel

Localizado entre o núcleo histórico e a encosta rochosa da serra, também chamado de “cemitério bizantino”, caracteriza-se pelo conjunto de mausoléus que reproduzem miniaturas de fachadas de igrejas e capelas caiados de branco. Começou a ser construído em 1854, pela Câmara Municipal. A obra foi concluída em 1886, quando uma epidemia assolou a vila.

Igreja Matriz de Santa Isabel

Erguida em meados do século XIX, pelo frei Caetano de Troyria, com grande auxílio da população, tem uma fachada neoclássica com três naves internas e um coro em formato de U. Foi totalmente restaurada pelo Iphan, em 2014.

Igreja de Santo Antônio

Restaurada pelo Iphan em 2012, hoje se encontra totalmente revitalizada.

Museu e Arquivo Público

Criado em 1996, preserva a memória regional com um rico acervo do cotidiano do tempo das lavras diamantinas.

(Foto: Blog Destinões)

Museu Vivo do Garimpo

Em uma “toca”, antiga moradia de garimpeiros, tem exposição de objetos usados na mineração e a réplica do maior diamante encontrado no mundo.

Praça dos Garimpeiros

É a praça dos grandes eventos de Mucugê, com barzinhos e restaurantes ao seu redor, que ficam movimentados à noite. É nesta praça também que acontece a feira da cidade, semanalmente.

Vila de Igatu

Distrito de Andaraí, Igatu é a vila de pedras da Chapada. Um povoado de ruínas e lendas que, por si só, contam parte de uma história perdida. Para além dos seus atrativos naturais, que são muitos, vale a visita à Galeria Arte & Memória, que conta com um museu a céu aberto com um jardim de esculturas, galeria e um pequeno café.

Cachoeiras

Para quem gosta de trilha e de um banho de cachoeira, pode ir para as cachoeiras dos Funis e das Andorinhas, Poço Azul, Poço Encantado e até mesmo o Vale do Pati. Dá até para visitar as cachoeiras mais afastadas Fumacinha e Buracão, em um bate-volta a partir de Mucugê. As cachoeiras de Três Barras e Cristais são outros locais imperdíveis, que impressionam não somente pela beleza, mas pela altura: são 40 e 70 metros de quedas d’água, respectivamente.

Trilha das Sete Quedas

Em um roteiro de nível médio, com 12 km de distância percorrida, se alcança as Cachoeira dos Funis e a Cachoeira das Andorinhas além de belos visuais e poços.

Projeto Sempre Viva

Criado com o objetivo de preservar a sempre-viva, flor endêmica da região e ameaçada de extinção, o projeto realiza atividades de educação ambiental, proteção da flora, geo-processamento e confecção de mapas, além de pesquisas em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana.

Cachoeira das Andorinhas (Foto: Branco Pires)

Um destaque: Mucugê é o único ponto de onde você pode cortar a Chapada de carro, de Leste a Oeste, passando entre a parte Norte (cujo destaque é o Vale do Pati, mas também compreende Lençóis e o Vale do Capão) e a parte Sul (onde fica Ibicoara e suas belas cachoeiras Fumacinha e Buracão).

Dica!

Para explorar e conhecer a Chapada Diamantina a partir de Mucugê, procure uma agência de turismo e conheça os pacotes de passeios.


Galeria de Fotos