Fligê apoia Conceição Evaristo na ABL

Ao longo dos quatro dias de intensa programação, escritores, professores, pesquisadores, artistas e o público em geral da Feira Literária de Mucugê – Fligê manifestaram o desejo de verem a escritora Conceição Evaristo ocupando a cadeira de número sete da Academia Brasileira de Letras – ABL, para a qual ela registrou sua candidatura no último mês de julho.

O manifesto que declara o apoio da Fligê foi lido neste domingo, 19, no encerramento da programação. “Sua obra nos oferece a chave para a entrada de uma narrativa experiencial, tecida nas condições de sobrevivência e reveladora de deslocamentos estéticos que a criação literária provoca”, afirma a professora Ester Figueiredo, curadora da feira.

A  Academia Brasileira de Letras é uma das instituições nacionais com sérios problemas de representatividade. Em seus 120 anos de existência, contou com apenas oito mulheres em suas cadeiras: Rachel de Queiroz, Diná Silveira de Queirós, Ana Maria Machado, Cleonice Berardinelli, Rosiska Darcy de Oliveira, Lygia Fagundes Telles, Zélia Gattai, Nélida Piñon. Caso seja admitida, Conceição Evaristo será a 9ª mulher e a primeira mulher negra a integrar a ABL.

Para a vaga, outros 11 nomes se inscreveram. O escolhido para a vaga será anunciado no próximo dia 30. Leia a íntegra do manifesto e compartilhe, demonstrando o seu apoio à Conceição Evaristo.

Manifesto da Feira Literária de Mucugê – FLIGÊ a favor da candidatura de Conceição Evaristo a Academia Brasileira de Letras

Mulher negra, brasileira, escritora, Conceição Evaristo, homenageada da Feira Literária de Mucugê – Fligê neste ano de 2018, é candidata a ocupar a cadeira número sete da Academia Brasileira de Letras – ABL.

Filha de lavadeira, nascida no dia 29 de novembro de 1946, Conceição Evaristo é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e vencedora do Prêmio Jabuti com a obra “Olhos d’água”, em 2014.

Sua obra, reconhecida nacionalmente e já traduzida para outros países louva os aprendizados das gerações, transmitidos de mãe para filho, reescreve a história do Brasil a partir do ponto de vista de quem a vivencia. São olhos femininos que pousam sobre cenas da vida cotidiana brasileira em tempos de desesperanças políticas. Escrevendo a si, Conceição Evaristo é capaz de ressoar uma literatura como “eco da vida liberdade”.

Conceição Evaristo é uma das escritoras brasileiras contemporâneas mais importantes. Além de escritora, de poetisa, contista, romancista, é uma ensaísta, estudiosa da literatura negra e da literatura brasileira. Conceição Evaristo é uma escrita que rompe estereótipos e sua entrada na ABL é um gesto de reparação com a literatura pela qualidade da sua escrita. Neste manifesto, queremos reafirmar a importância de ter Conceição como a primeira escritora negra a ocupar uma cadeira na ABL.

A Feira Literária de Mucugê – FLIGÊ, em sua terceira edição, tematizou Literatura e Resistência: a vida nos rastros da palavra  e manifesta, por meio de seu público, proveniente de 42 municípios baianos e estimado em dez mil pessoas o apoio à candidatura da escritora Conceição Evaristo à Academia Brasileira Letras.

Vida longa à nossa, já imortal, Conceição Evaristo!

Mucugê-BA, 19 de Agosto de 2018.


Galeria de Fotos