Fligê consolida parceria com editoras baianas

Tradicionalmente, a Fligê abre as portas da cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, para as editoras baianas, parceiras do evento, divulgarem os seus trabalhos e edições. Estandes das editoras Caramurê, Casarão do Verbo, Humanidades, Edições Uesb e Editora da Alba compõem a festa literária que acontece até domingo, 19, interagindo com a comunidade e contribuindo para abrilhantar a feira.

Participando do evento pela primeira vez, a Editora Humanidades trouxe a literatura infanto-juvenil para o público da Fligê com trabalhos que inspiram o respeito às diversidades humanas, “o que tem tido uma aceitação maravilhosa dos estudantes da cidade, tanto das escolas públicas quanto particulares”, conta a gestora comercial da empresa, Thamile Accioly.

Já a Edições Uesb é veterana do evento e tem participado da Fligê desde 2016, quando apresentou ao público de Mucugê e dos municípios vizinhos essa nova possibilidade de interação entre a universidade e a comunidade.

“Embora a gente venha enquanto editora universitária da Uesb, a gente traz também outras editoras universitárias baianas e essa participação é importante para a divulgação do conhecimento científico produzido na universidade e, também, dos livros literários, que é o foco da Fligê. É muito importante para a gente participar desse momento de cultura, de lazer para Mucugê e toda a região do Sudoeste e da Chapada”, comenta Manuela Cajaíba, representante da editora.

ALBA – Parceira e apoiadora da Fligê, a editora da Assembleia Legislativa da Bahia tem uma relação muito especial com o evento e realiza a distribuição gratuita de títulos do seu catálogo aos estudantes da rede escolar de Mucugê e região. Além disso, nesta edição da Feira, a Alba é a responsável pelo lançamento do livro “Composições entre sertões e chapadas”, organizado pela professora e curadora do evento, Ester Figueiredo, primeira publicação do selo Fligê.

“A Fligê é uma coisa que deu certo. Nunca vi um povo gostar tanto de cultura como o povo aqui de Mucugê e das cidades vizinhas que contemplam a feira todos os anos”, comemora o responsável pela editora, Harley Adriano.

O Selo Fligê foi lançado na manhã deste sábado, 18, pela professora Ester Figueiredo.

Texto: Débora Silveira | Foto: Mateus Pereira (GOV-BA)


Galeria de Fotos